
TAPAS refere-se a "sacrifício", um dos cinco Niyamas (recomendações comportamentais) descritos no Yoga Sutras, de Patanjali. Muitas vezes, Tapas é apresentado como austeridade ou disciplina, mas, na verdade, a palavra significa àquilo que o praticante efetivamente sente (na pele e na alma) ao se disciplinar. Em alguns textos antigos, a palavra que descreve Tapas é "ardência". Quer dizer que quando estamos trabalhando (praticando Yoga) para modificar alguma "não conformidade", sentimos uma sensação de dor, ou incômodo, ou desconforto. Por isso que costumamos sofrer quando tentamos sair da zona de conforto, tornando o processo ainda mais difícil.

Yoga: sustentando o intento de transformação
Tapas, então, são essas condições que o praticante experimenta ao manter o intento de disciplina (abhyäsa) e desapego (vairägya).
O sacrifício de tudo daquilo que não está em conformidade, para que, através do ajuste de mente, corpo e comportamento, o praticante faça prevalecer a sua natureza autêntica.
"Toda pessoa pode optar por dois sofrimentos na vida: o da disciplina, ou do arrependimento"
Aprenda OS 50 CONCEITOS FUNDAMENTAIS DO YOGA. Quando você assimila novos conhecimentos do Yoga, sua prática fica mais completa. Ajuste-se! Pratique Yoga.
[]
Saiba mais: YOGA PARA EMPRESAS
Saiba mais: PLATAFORMA DE YOGA
Saiba mais: Formação de Instrutores de Yoga
Comentarios