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Saúde Mental da Mulher: equilibrando corpo e mente



Como estão as mulheres próximas a você? Elas já te pediram alguma ajuda? Você se preocupa e observa suas necessidades? Tenta ajudar? Muitas mulheres ao seu redor já tiveram questões de saúde mental, sofreram abandonos e violências, ou até abdicaram de seus sonhos, e você nem fica sabendo.


Sabia que 1 a cada 5 mulheres sofrem de problemas como depressão e ansiedade? Hoje em dia a depressão é a maior causa de afastamentos de trabalho no mundo – e entre as mulheres esse número é 50%.


Sem dúvida é um tema que merece um olhar mais atencioso para além dos fatores biológicos associados, como questões hormonais, alimentação inadequada e genética.


Saúde mental é algo integral, que influencia diversos aspectos da vida pessoal, familiar, profissional e social das mulheres.


Os assédios de todo tipo, além de fatores como dependência financeira, diferença salarial e pressão estética , todos influenciam a saúde mental. Por isso, devemos ampliar a visão sobre os cuidados necessários para cuidar de si, que são tão fundamentais como acesso aos cuidados médicos .


Atividades físicas regulares e alimentação também são essenciais, assim como o cuidado espiritual. É preciso investir nos cuidados mais individuais, de modo que os benefícios se reflitam na vida social.





VIVER COM YOGA


Um jeito muito simples e eficaz de cuidar da saúde física e mental é praticando Yoga regularmente. São diversas técnicas que ajudam na prevenção de doenças e aumentam o bem estar.


Yoga é um conhecimento que ajuda milhões de pessoas no mundo inteiro a superar desconfortos físicos e psicológicos, de modo relativamente simples, bastando um compromisso verdadeiro (disciplina) para obter benefícios notáveis.


A prática regular de Yoga nos ensina que se a pessoa não tiver sucesso no intento de evitar ações negativas, vivenciará o sofrimento, mesmo que tenha grande vontade de evitá-lo. Da mesma forma, nos ensina a realizar ações positivas no dia a dia, para experienciar o alcance da felicidade.


Por isso, é uma excelente ferramenta. Pois contribui para o alinhamento de vontades e necessidades



DICAS E EXERCÍCIOS DE YOGA PARA FAZER Na sua casa



  • Seu corpo pede um tratamento mais gentil e com movimentos mais lentos;


  • Invista em atividades sem tanto impacto, mais relaxantes, com movimentos circulares (a região do seu quadril agradece) e que não pressionem seu abdômen (ele está com uma grande tarefa);


  • Ao observar seus sintomas, faça anotações. Você descobrirá padrões nos seus ciclos, vai entender melhor a linguagem do seu corpo e vai poder responder melhor a ele. Yoga nos ensina a responder e não reagir. Você pode fazer um diário, usar algum app, fazer mandala lunar, enfim, experimente a ferramenta que melhor se adeque para sua rotina;


  • Capriche no descanso. Seu sono é uma das suas maiores prioridades;


  • Fitoterápicos e uma alimentação rica em vitaminas, também são uma boa pedida, antes de ir direto para o remédio alopático.


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