top of page

Pranayama: uma respiração sob controle resolve boa parte dos problemas

  • Foto do escritor: Riserva Zen Yoga Life
    Riserva Zen Yoga Life
  • 21 de ago.
  • 1 min de leitura
ree

Na busca incessante por soluções para os problemas cotidianos — estresse, ansiedade, fadiga e falta de concentração — poucas pessoas percebem que uma das ferramentas mais poderosas está ao alcance de todos: a respiração. Embora pareça um ato trivial, respirar de forma incorreta é a raiz de muitas condições cognitivas e emocionais nocivas ao ser humano. O corpo precisa da totalidade de sua capacidade respiratória para desempenhar funções físicas e mentais, mas a maioria das pessoas vive limitada, sem sequer notar.



Respirar certo para viver melhor


Estudos e ensinamentos do Yoga apontam que a respiração torácica, comum em situações de tensão, utiliza apenas de 70% da capacidade projetada. Mais grave ainda é a respiração clavicular, restrita à parte superior do peito, que mal chega a 50% da capacidade pulmonar. Esse padrão reduzido de oxigenação compromete não só o corpo, mas também o intelecto, o ego e a mente.


O Yoga ensina um conjunto de técnicas de respiração consciente que propõe ativar o diafragma, músculo central da respiração, para que o processo ocorra de forma plena, com até 100% da capacidade respiratória. Quando isso acontece, os efeitos são imediatos e duradouros: mais clareza mental, maior equilíbrio emocional, desempenho corporal otimizado e, consequentemente, um comportamento mais saudável e resiliente.



Assista ao vídeo explicativo sobre Respiração Contolada:



 
 
 

Comentários


bottom of page